Li e recomendo - Se eu ficar

Novo Conceito, 224 páginas.
A recomendação desta vez é o livro "Se eu ficar", da autora Gayle Forman. O livro, que foi publicado no Brasil pela editora Novo Conceito, também virou filme.

Sinopse: 

A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada.

Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela.

Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Se ela ficar...

O livro conta a história de uma garota que vê sua vida virar de cabeça para baixo depois de um acidente de trânsito. Seus pais estão mortos, seu irmão em estado crítico e ela, em coma. Enquanto seu corpo recebe os cuidados médicos, sua alma vaga pelo hospital observando o sofrimento dos parentes e amigos enquanto ela tenta tomar uma importante decisão: ficar ou morrer?

Mia é violoncelista, filha e namorada de roqueiros. A música está presente em todo o livro, de forma sutil e agradável. Adam, o namorado, é carismático e verdadeiro. O relacionamento dos dois nunca foi e nem é um mar de rosas. Como um casal normal, eles têm discordâncias, brigas e às vezes se sentem desconfortáveis um com o outro. 

"Se eu ficar" é muito bem escrito e algumas cenas parecem rodar um filme na cabeça do leitor. Especialmente uma cena no final, quando Mia tem flashbacks de sua vida ao som de uma peça para violoncelo. Essa parte foi totalmente cinematográfica.

A única parte do livro que me desagradou, que achei um pouco forçada e inverossímil, foi a tentativa de Adam de visitar a namorada na UTI. Nada daquilo me convenceu e achei que o livro poderia ter passado sem essa. No geral, porém, é um livro gostoso e rápido de se ler. Só fiquei chateada quando cheguei ao final. Queria saber logo o que acontece. Mas parece que vamos ter que esperar pelo segundo livro...

Veredito: "Se eu ficar" é um livro excelente e leva 4 estrelinhas. Vou descontar uma por causa das cenas forçadas no hospital.
Gostou dessa resenha? Compartilhe!
E não deixe de assistir aos vídeos do canal Sobre Escritos.
Visite minha página no Facebook: facebook.com/falecomkassia
E não se esqueça de seguir @falecomkassia no twitter :)

2 comentários:

  1. Quando eu terminar de ler O senhor dos anéis eu vou ficar com as suas dicas em mente. haha

    : *

    ResponderExcluir
  2. A premissa dessa história me agrada demais. Gosto da mistura de romance com um certo suspense. Aposto que também ficaria curiosa para saber o que acontece no segundo livro! rs
    obs: Pena que algumas "situações" ficaram meio forçadas, mas parece que não estragou a trama como um todo.
    bjs

    ResponderExcluir