Li e recomendo - Ball Jointed Alice

Editora Draco, 226 páginas.
Olá, pessoal :D Hoje venho falar da minha última leitura: Ball Jointed Alice, da autora Priscilla Matsumoto. A Pricilla já foi finalista do Prêmio SESC de Literatura, um dos mais badalados do país, e vou te contar: não é pra menos!

Confira a sinopse do livro:

Sexy. Emotiva. Humana. Essa é a história da boneca Alice.

Frank é um homem sem esperança nenhuma. Um punk com um passado insano que, numa manhã de ressaca, acorda com uma boneca lhe desejando bom dia. Ele sabe bem quem é essa boneca e como ela se chama. Alice é uma ball jointed doll criada por Frank em seu projeto mais ambicioso: recuperar as memórias e os sentimentos por uma louquinha de mesmo nome. Mas ao tentar puxar a linha da lembrança do embolado novelo que é o passado, Frank acaba puxando a linha da tragédia. Acompanhado por seus antigos companheiros de hospício: agothic lolita Tay, o estudante de direito Shin e a sociopata Emi, ele se envolve em um plano de vingança contra o hospital que os massacrou a alma e levou Alice à morte.

Ball Jointed Alice – Uma história de amor e morte é um sensível romance de Priscilla Matsumoto. Flutuando entre a melancolia e o erotismo, esse é um relato cru de uma juventude cínica que parece perdida, mas que sabe demais sobre a natureza do mundo para não desistir dele.

Caindo no buraco do coelho. Foi assim que me senti lendo Ball Jointed Alice. Não se deixe enganar pela capa: não é um livro doce. Não se deixe enganar pela sinopse: não é um livro simples. Não sei se entendi alguma coisa, mas no fim sinto que entendi tudo. E não é isso que é a verdadeira arte? A inquietação?

Priscilla Matsumoto é para mim uma Escritora, com E maiúsculo. Sua obra é Literatura, daquelas grandes. Daquelas que se debruçam sobre a essência do ser humano, daquelas que abrem as veias e deixam correr o sangue, do tipo que não se entende, só se sente.

Há várias referências no livro, e sei que não captei todas. Acho que a história começou como uma fanfic – muito doente – de Alice no país das maravilhas, e há várias indicações óbvias disso no texto. Apesar da minha insuficiência cultural para acompanhar as referências, a experiência de leitura não foi menos completa. Para mim, todos os livros têm clima, cores. Ao ler Ball Jointed Alice, minha percepção foi similar ao que senti lendo Clube da Luta, de Chuck Palahniuk. A sensação de submergir na mente do maluco, de ver o mundo através de seus olhar distorcido. Foi também como ler Um estranho no ninho, ou assistir ao filme Os doze macacos. Um entender sem compreender. 

Priscilla é uma artífice das palavras e das reflexões. Se recomendo a leitura? Sim. Mas esteja preparado: Ball Jointed Alice não é nada do que você esperava.

PS: Acho que o livro deveria vir com um 18+ na capa hahahha.

Clique aqui e saiba onde comprar Ball Jointed Alice, que leva 4 estrelinhas \o/
Gostou dessa resenha? Compartilhe!
E não deixe de assistir aos vídeos do canal Sobre Escritos.
Visite minha página no Facebook: facebook.com/falecomkassia
E não se esqueça de seguir @falecomkassia no twitter :)

Um comentário:

  1. Nossa, não conhecia o autor, mas já vi que vou gostar muito do livro, pois que que pude ler de sua resenha, ele pois aspectos que adoro numa trama. Sem contar, que fiquei apaixonada pela capa, fofa demais. Parabéns pela resenha e obriagda por me apresentar essa obra.
    bjs

    ResponderExcluir