I Encontro Nacional de Escritores Jovens: o que teve?

Nos dias 23 e 24 de julho aconteceu o I Encontro Nacional de Escritores Jovens, um dos destaques da 32ª Feira do Livro de Brasília. Os novos autores foram brindados com dois dias de programação intensa, participaram de oficinas e palestras, e puderam conhecer nomes consagrados da literatura nacional, como André Vianco e FML Pepper. Quer saber como foi? Então vai rolando a página:

Meu crachá de escritora participante
DIA 23/07

Começamos com uma discussão orientada por Marina Oliveira e Arisson Tavares sobre o que é ser escritor. Em seguida, cada um dos jovens autores teve 30 segundos para apresentar seu livro aos colegas, o que gerou boas risadas.

Eu me virando nos 30
Em seguida, fomos divididos em dois grupos: um de autores de prosa longa e outro de autores de histórias curtas e poesia. Nas rodas, discutimos nossas angústias, frustrações, técnicas, etc. Foi uma troca muito construtiva e ajudou o pessoal a interagir.

Roda dos gêneros literários
À tarde, o autor Flávio Vieira ministrou uma oficina para aspirantes a escritores, na qual propôs exercícios de descrição de cenas e falou um pouco sobre a jornada do herói, uma das maneiras mais clássicas de estruturar histórias.

Flávio Vieira
Em seguida foi a vez do autor Rodrigo Feres, de Minas Gerais, falar sobre a criação de obras literárias para as plataformas de e-book. Enquanto montavam o espaço Rapel para a apresentação, fomos visitados por uma figura de pernas de pau que fez piadas com o público e distraiu o pessoal. Até aí tudo bem, tirando o seguinte: mesmo depois do início da palestra, ele ainda ficou um tempo por lá falando alto e dando risada. 

Sr. Listras mandando um beijo pra noção
Apesar das interrupções do Sr. Listras e de um outro pessoal lá totalmente alheio ao fato de que PESSOAS TENTAVAM OUVIR UMA PALESTRA, o Rodrigo conseguiu passar a mensagem dele. Falou sobre sua experiência com o mercado de e-books e apresentou o livro "Tudo o que não tem fim - contos para ler e ouvir", que vem com TRILHA SONORA. Isso mesmo, amiguinhos, trilha sonora. A solução encontrada para incorporar as músicas (que ele próprio compôs, diga-se de passagem) foi colocar um QR-code no começo de cada capítulo, o que eu achei apenas genial. Para finalizar com chave de ouro, o Rodrigo tocou para a gente um dos temas do livro.

Feres jogando um blues
Tivemos um intervalo na programação e eu aproveitei para encontrar o autor André Vianco e gravar um vídeo especial para o Sobre Escritos. Tive que pegar um táxi pra ir e voltar do hotel, mas valeu a pena pela exclusiva, né non?

É noix
Às 18h, um dos momentos mais esperados do dia: palestra com a autora FML Pepper. A escritora carioca animou a plateia com sua empolgação e, claro, com as duas mortes seminuas que ela carrega para onde vai.

Como diria Roberta Miranda, "não sei mais o que dizer... só sentir..."
Finalizando o primeiro dia de Encontro, aconteceu o Baile dos Escritores Jovens, no qual autores e blogueiros puderam se conhecer melhor, trocar marcadores e aproveitar um buffet por conta do evento!

Não é roda de oração, eu juro
Foto: Marina Oliveira
DIA 24/07

A primeira atividade do domingo foi uma palestra com os autores Maurício Gomyde e Flávio Vieira, e o editor Victor Tagore, mediada por Arisson Tavares. O tema da discussão foi "Escrevi meu livro. E agora?", para a qual Gomyde e Tagore contribuíram com sua vasta experiência no mercado editorial, dando dicas do que fazer e do que não fazer na busca por uma editora. 

Maurício de meias compridas. Não, pera.
Em seguida, tivemos um debate com Dayse Dantas (assista AQUI ao vídeo que gravei com ela e outras autoras sobre planejamento de livros), Jander Gomez e João Pedro Doederlein, mediado pela autora Marina Oliveira, no qual foram discutidos temas como preconceito contra autores nacionais, literatura LGBT e a relação entre blogueiros e escritores. Desta vez não apareceu nenhuma senhora pra fazer barraco (se você não sabe do que eu estou falando, CLIQUE AQUI), mas o tema continuou gerando polêmica.

Jander reflete sobre a vida. Dayse pede o microfone e
João diz: vem aqui buscar, querida.
#legendasensacionalista

Às 14h, rolou outra oficina com o Flávio Vieira, desta vez sobre bloqueio criativo. Uma das participantes derrubou um copo d'água no computador e nas tomadas, mas todos sobrevivemos. Às 15h, fui ao Auditório Alvorada assistir a uma palestra do Hector Ângelo, escritor, artista plástico e blogueiro goiano de 13 anos. O garoto tem um portfólio invejável, eu admito, mas na fila do dom da oratória garanto que ele não passou. A fala foi tediosa, parecia uma apresentação escolar, e eu acabei passeando pelo Centro de Convenções enquanto não dava a hora do André Vianco. Afinal, #nãosouobrigada.

Até a tela queria ir embora
Para encerrar o I Enaejo, tivemos a palestra do autor André Vianco, que veio de Osasco só pra falar com a gente. Na conversa com o Luciano Vellasco, o mestre contou sua trajetória e deu dicas para os escritores iniciantes. Depois, seguiu para uma sessão de autógrafos. Semana que vem sai no Sobre Escritos o vídeo que gravei com ele sobre estruturas narrativas, então já se inscreve lá para não perder. Se você está lendo no futuro, o link para o vídeo já está AQUI.

Luciano emocionado ao lado de Vianco
Conclusão: A 32ª Feira do Livro de Brasília foi, na minha opinião, a melhor edição do evento até hoje. Pelo menos a mais estruturada e com programação mais interessante. Conheci vários blogueiros e novos autores, tive contato próximo com grandes escritores e pude apresentar meu livro para o público. Esperando ansiosamente o ano que vem!

E se você ainda não leu Soberana - a ascensão da rainha de Marte, também conhecido como "o meu livro", assista ao vídeo que eu fiz falando um pouquinho sobre a história:


INSCREVA-SE NO CANAL!

Um comentário: