Li e recomendo - As montanhas de Buda

Editora Planeta, 255 páginas
A recomendação desta vez é um livro que vai te levar a uma viagem pelo Tibete e os horrores que se seguiram à invasão chinesa. É a história que não ensinam na escola, dura, cruel e interessantíssima.

Acompanhem a sinopse:

   "Escritor espanhol e autor de best-sellers como Paixão Índia e O sári vermelho, Javier Moro está de volta. Reconhecido por obras que mesclam fatos históricos com diálogos ficcionais, Moro agora narra o calvário de Kinsom e Yandol, duas jovens monjas que, oprimidas no Tibete, resolvem ir buscar refúgio junto ao dalai-lama. 
   Neste livro, somos convidados a descobrir a alma desse povo unido por sua força indomável e seu espírito de resistência. Um verdadeiro relato de perseverança da fé e força diante da opressão do governo chinês."

O livro conta duas histórias, que se entrelaçam no final. De um lado, o dalai-lama, desde a descoberta de sua reencarnação até sua fuga do Tibete. Do outro, as monjas Kinsom e Yandol, vivendo anos depois em um país já completamente desfigurado pela ocupação chinesa. Vítimas de tortura apenas por professarem sua fé, essas duas monjas vão enfrentar uma viajem perigosa pelo Himalaia para fugir do Tibete e encontrar seu grande líder espiritual exilado.

O livro é narrado de um jeito muito interessante, quase uma mescla de ficção e reportagem. A forma como se encontra o novo dalai lama daria um ótimo livro de fantasia. E isso foi uma das partes mais legais do livro: descobrir o mundo do budismo tibetano. É uma tragédia sem tamanho o que aconteceu ao Tibete depois da invasão dos chineses. Manuscritos foram perdidos, estátudas milenares derretidas, o povo massacrado e forçado à diáspora. 

"As montanhas de Buda" é leitura recomendadíssima para quem quiser ampliar os horizontes e conhecer uma história de foça e fé. O livro leva 5 estrelinhas :)
Gostou dessa resenha? Compartilhe!
E não deixe de assistir aos vídeos do canal Sobre Escritos.
Visite minha página no Facebook: facebook.com/falecomkassia
E não se esqueça de seguir @falecomkassia no twitter :)

Um comentário:

  1. A história parece ser linda mesmo. Com muito toque de força e superação. Essas duas mulheres são apenas algumas das representantes de povos que sofreram nas mãos do próprio governo.
    Queria conhecer, com certeza trás muitas coisas da história.
    Abraços Kássia,

    ResponderExcluir